10 dicas de Feng Shui para energizar a sala de estar
O Feng Shui é uma arte milenar que estuda formas de melhorar a energia presente nos ambientes. Segundo os asiáticos, a casa é um organismo vivo, que pulsa, respira, e precisa de cuidado e carinho para se manter saudável. E por ser um organismo pulsante, cada cantinho da casa se assemelha a um órgão, tendo sua função específica. A sala de estar, por exemplo, é o coração da casa, responsável por reunir amigos e familiares e por isso deve ter a energia bastante equilibrada.
1. Receba os amigos com um abraço
Receber bem os amigos é o mínimo que podemos fazer quando os convidamos para uma visita. Uma boa dica é deixar uma poltrona virada para a porta, coisa que, segundo os asiáticos, se assemelha a um abraço e transmite as boas-vindas a quem chega.
2. O centro da sala merece atenção
Responsável por irradiar força e paz, o centro da sala deve conter uma mesa de centro, um lustre ou um tapete no formato ovalado, para dar ainda mais ênfase nas energias que ali se concentram.
3. Pense nas cores com carinho
A cor vermelha é responsável por incentivar a integração e a conversa, por isso pode ser usada em abundância nesse cômodo. Além disso, cores naturais da terra e o branco são responsáveis por transmitir paz e tranquilidade, e também podem ser usadas sem medo.
4. A posição do sofá precisa ser bem pensada
O sofá deve estar posicionado na parede, a fim de transmitir sensação de segurança, estabilidade, proteção e manter o campo de visão aberto.
5. Evite persianas horizontais ou verticais
Esse estilo de cortina é mais apropriado para ambientes comerciais e não residenciais.
6. Relaxe o ambiente
Colocar um aquário na sala de estar é uma ótima maneira de fazer com que o ambiente se torne mais relaxante.
7. A disposição do sofá também faz a diferença
Deixar os sofás em forma de U faz com as visitas se sintam melhor e mais acolhidas na sua casa.
8. Decore as paredes com temas prósperos
Para o Feng Shui, para que as coisas fluam é preciso visualizar coisas boas. Por isso, é aconselhável decorar as paredes com temas prósperos e que fazem bem ao olhar. Animais e tons pastéis são uma ótima pedida!
9. Evite animais empalhados
Justamente pelo motivo que citamos acima, não é aconselhável ter animais empalhados ou embalsamados nas paredes, pois eles transmitem uma energia pesada. Se quiser, opte pelas cabeças em materiais diferente, como o papelão ou MDF.
10. Menos é mais
Para os chineses, o excesso pode ser prejudicial. Por isso, evite enfeites demais, pois eles causam poluição visual e obstruem a energia Chi.